Chiabai fiscaliza rotativo para deficientes

Chiabai fiscaliza rotativo para deficientes

O vereador Ricardo Chiabai (PPS) percorreu as ruas do Centro de Vila Velha para fiscalizar o funcionamento da lei nº 5.435/2013, de autoria do parlamentar, que permite o estacionamento gratuito de pessoas com deficiência em qualquer vaga do rotativo da cidade.

Durante a ação realizada na tarde da última quarta-feira (27), não foi possível constatar a presença de fiscais do parquímetro nas redondezas da Praça Duque de Caxias. As pessoas com deficiência já tinham a gratuidade no sistema rotativo, mas restrito às vagas específicas. Agora, com a nova redação, poderão estacionar em qualquer vaga, no limite máximo de 3 horas. Para o aposentado Guilherme Barbosa, 53 anos, deficiente físico e cadeirante há cinco anos, a medida facilita a vida das pessoas que possuem mobilidade reduzida. "É maravilhoso, assim não precisamos ficar procurando tanto, já que o municipio oferece poucas vagas específicas", comemora.

De acordo com Chiabai, as pessoas com deficiência já passam por inúmeras dificuldades na vivência do dia-a-dia. “Queremos promover a inclusão de quem há anos sofre com o preconceito. Precisamos cada vez mais de políticas públicas de inclusão social que garantam o respeito aos direitos desse segmento da sociedade”, explica.

O requisito para o cidadão aproveitar o benefício será a apresentação da credencial de deficiente, que deverá ficar exposto dentro do veículo. O requerente deverá fazer a solicitação da credencial na sala de atendimento comunitário, ao lado da entrada principal da Prefeitura de Vila Velha (Av. Santa Leopoldina, nº 840, Coqueiral de Itaparica), e levar os seguintes documentos: laudo medico atualizado (até 6 meses) com indicação da Classificação Internacional de Doença (CID); documento de identidade do requerente ou do responsável legal; e comprovante de residência em nome do requerente ou do responsável legal.

 

 

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO - FABIANO ROSSI - JP 2405/ES

Leia também