“Calçada Legal” é apresentado a técnicos do Iopes

“Calçada Legal” é apresentado a técnicos do Iopes

“Calçada Legal” é apresentado a técnicos do Iopes


calçada legal  - Imagem: kennya Gava

Na manhã desta quarta-feira (29) arquitetos, desenhistas e técnicos do  Instituto de Obras Públicas do Estado do Espírito Santo (Iopes) tiveram a oportunidade de conhecer um projeto, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Governo e Articulação (Semgov), que tem mudado a cara das ruas por onde já foi implantado, o “Calçada Legal”. A reunião aconteceu na sede do órgão e contou com a presença da equipe do projeto, que fez a explanação.

Responsáveis por obras do Governo do Estado, os servidores do órgão receberam orientações sobre questões técnicas utilizadas no “Calçada legal”. O objetivo é ter como referência os dados apresentados para serem utilizados nos projetos desenvolvidos pelo Iopes.

A implantação do Calçada Legal, iniciada em janeiro de 2011, tem alcançado números significativos de adesão dos moradores dos bairros Praia da Costa, Itapoã e Itaparica, por onde o projeto já passou. Pelo menos 1000 dos 1.500 imóveis notificados na já tiveram suas calçadas construídas ou reformadas. Com um alto índice de adesão, é o resultado mais positivo de todos os municípios capixabas que adotaram a iniciativa.
 
O objetivo da iniciativa municipal é proporcionar melhoria de vida, garantir conforto e, principalmente, segurança na acessibilidade de todos nas calçadas de Vila Velha. Em especial, para pessoas com deficiência, mobilidade reduzida temporária, obesos, gestantes e idosos.

O gerente do projeto, João Paulo Carvalho, que realizou a apresentação, avaliou a reunião como bastante positiva. “Eles elogiaram bastante a iniciativa da Prefeitura em estar disponibilizando, de forma gratuita, um equipe para fazer esse atendimento de forma personalizada à população, orientando os proprietários nas adequações”, afirmou.

O sucesso do projeto é tão grande que já virou referência para outros municípios e até para cidades de fora do Estado. Vila Velha já foi procurada por outras prefeituras para explicar nossa metodologia.
 
Calçada ideal

 A calçada ideal deve ser conservada, segura e livre de obstáculos. Ela deve ter uma faixa de percurso livre, uma faixa de serviço para implantação de equipamentos urbanos e rampas, ambas com sinalização podotátil para garantir e facilitar a circulação de pessoas.
 
O piso podotátil de alerta está associado a uma faixa de cor contrastante e sinaliza desníveis, rampas, obstáculos, mudanças de direção e situações que envolvam risco para o pedestre. Já o piso podotátil direcional indica mudanças na direção a ser seguida, também com cor contrastante com o piso adjacente.
 
Os moradores de outros bairros que tiverem interesse em reformar ou construir suas calçadas, dentro dos padrões do Calçada Legal, podem procurar a Gerência do Projeto na sede da Prefeitura, que fica na Avenida Santa Leopoldina, 840, 1º andar, sala 12, Coqueiral de Itaparica. Ou por meio do telefone 3149 7279 e pelo e-mail: calcadalegal@vilavelha.es.gov.br

 

Fonte: Site da PMVV por  Kennya Gava / Foto: Eduardo Ribeiro

Tags:

Leia também