Chiabai antecipa as novidades sobre a Nova Terceira Ponte

Chiabai antecipa as novidades sobre a Nova Terceira Ponte

(foto: Vinícius Lodi)

O Subsecretário de Estado de Mobilidade Urbana Ricardo Chiabai adiantou boas notícias na reunião da I Mostra de Mobilidade Consciente, na última semana. As pautas abordadas despertaram interesse da imprensa capixaba. Com novidades a respeito da ampliação da Terceira Ponte e a possibilidade de se construir uma ciclovia no local, os novos terminais aquaviários, a conectividade entre as cidades da Região Metropolitana e a Reta do Aeroporto.

A população capixaba pode esperar que o ano de 2020 podem ter muitos avanços no que se refere à mobilidade urbana do Estado. Temas muito sensíveis para a população foram questionados ao Subsecretário através da equipe de jornalismo do Movimento Online.

"A Terceira Ponte já está chegando próxima de seu esgotamento. Observamos que as pistas de rolamento são muito largas. Ela foi concebida como uma estrada estadual, mas estamos no meio urbano. Nossa proposta, dentro de um custo-benefício razoável, é encurtar mais o espaço e termos seis faixas, ao todo. Nas extremidades, teríamos corredores exclusivos para ônibus", afirmou Ricardo Chiabai.

"As pistas de ciclovia também estão sendo estudadas para a Terceira Ponte e a do ideia do  Governo é que seja construída uma pista que funcionará em mão dupla até que a outra pista seja concluída. Somente, então, teremos uma faixa que liga Vila Velha à capital Vitória e uma segunda via do outro lado no sentido contrário para facilitar o trajeto dos usuários", finalizou.

Reta do Aeroporto estadualizada

“É um outro gargalo para se trabalhar é na região próxima ao Hospital Vitoria Apart, em que há um cruzamento. Nós pretendemos fazer ou um mergulhão ou um viaduto para retirar os semáforos que atrapalham o tráfego“, ressalta.

Aquaviário

Em outubro, o governo lançou o edital para que uma empresa privada construa píeres na Prainha, em Vila Velha, na Enseada do Suá e no Centro, em Vitória, e em Porto de Santana, Cariacica. O projeto visa implantar o transporte aquaviário na Grande Vitória e a integração dos modais. Segundo Chiabai, será definida a empresa responsável pela operação das embarcações até junho de 2020.

Tags:

Leia também