MUG participa de Tribuna Livre da Câmara de Vila Velha

MUG participa de Tribuna Livre da Câmara de Vila Velha

A Tribuna Livre da Câmara de Vila Velha, presidida pelo vereador Ricardo Chiabai (PPS), recebeu membros da diretoria da escola de Samba Mocidade Unida da Glória - MUG, heptacampeã do carnaval da Liga das Escolas de Samba do Espírito Santo em 2018.

Chiabai explicou que o convite partiu de uma visita feita à MUG para a entrega de uma Moção de Aplauso em reconhecimento a conquista do campeonato de 2018. O vereador verificou de perto o trabalho social desenvolvido pela agremiação que através do projeto MUG do Futuro atende a 80 jovens de segunda a sexta com aulas de judô.

O vereador frisou a importância do carnaval feito todos os anos pela MUG e seus projetos sociais para jovens da comunidade da Glória e adjacências. Formaram a mesa com o vereadores, o presidente Robertinho Ribeiro, diretor administrativo Patrick Rocha e Slin Ribeiro, diretor social.

Slin Ribeiro, diretor social da agremiação, lembrou no início de sua apresentação aos vereadores, que este ano, em agosto, a MUG completará 38 anos. Slin ressaltou o nível de profissionalismo do carnaval da MUG "temos uma diretoria enxuta com apenas cinco membros, que vale lembrar não são remunerados. Somos aposentados, advogados, funcionários públicos que fazemos questão de levamos para todo o mundo a manifestação cultural que é o samba. Somos a única entidade carnavalesca do Brasil com planejamento estratégico pela fundação Getúlio Vargas."

Slin explicou que o desfile que pode ser apreciado pela população durante o carnaval na verdade é fruto de um trabalho que dura todo o ano. Segundo o diretor social da agremiação, em 2017 foram 70 eventos em paróquias, escolas e entidades diversas. Ele lembrou que a entidade, que é de utilidade pública estadual e municipal, fica situada em área de risco social e por isso deve assumir sua responsabilidade

As pessoas que trabalham na MUG desenvolvendo o desfile nos diversos níveis que temos na escola desenvolvem a dança, arte cênica e produção artística. Mas mesmo quando falamos de um desfile dessa magnitude ainda assim contamos com menos de 25% de participação na receita proveniente de ajuda do poder público. Há mais de sete anos estamos com a prestação de contas aprovadas. Até 2017 éramos a única entidade cultural de Vila Velha com convênio firmado com o Ministério de Educação e Cultura. Já estivemos no governo do Estado, na secretaria estadual de Turismo e na prefeitura de Vila Velha, faltava nós virmos aqui na CMVV para prestar contas, por isso agradeço a oportunidade ao vereador Chiabai." finalizou

Presidente pediu mais apoio da CMVV

À convite do vereador Chiabai o presidente da agremiação Robertinho Ribeiro saudou os vereadores e fez um convite: "gostaríamos de uma frequência maior da CMVV, que tem a missão de fiscalizar o dinheiro público, verificando de perto nossos projetos sociais. A partir de agosto a MUG ajuda muito na economia local. Quando recebemos uma verba do poder público temos uma responsabilidade social de retornar esses investimentos em quem produz essa cultura tão bela que é o carnaval"

Para o presidente da MUG "Nós precisamos de mais apoio. É uma vergonha para o poder público quando mais uma associação de cultura é fechada do município. Temos de deixar de ser cidade dormitório. A MUG está aberta a esta Casa, afinal somos também uma entidade de utilidade pública municipal e estadual". finalizou

Tags: cultura, samba

Leia também