"Vila Velha não se preparou para imunizar a população" diz Chiabai

"Vila Velha não se preparou para imunizar a população" diz Chiabai

Em seu pronunciamento na Câmara de Vila Velha sobre a demora da Secretaria Municipal de Saúde, em vacinar a população contra a febre amarela, o vereador Ricardo Chiabai (PPS) criticou as falhas do trabalho que está sendo realizado pela PMVV e manifestou sua opinião sobre a atual situação: "Vila Velha não se preparou para este momento”.

Segundo Chiabai, a Administração informou que nesta quarta-feira (01), a partir do meio dia, oito unidades de saúde estariam vacinando a população. “Mas este anúncio, feito depois do carnaval – e após a primeira morte suspeita de febre amarela na Grande Vitória –, provocou um grande aumento na procura pelas vacinas e um verdadeiro tumulto nos postos de saúde. Por isso, o que vimos foram inúmeras demonstrações de desrespeito aos cidadãos. Muita gente ficou sem vacinar, mesmo depois de esperar mais de oito horas nas filas", queixou-se.

O vereador reuniu sua equipe e, nesta mesma quarta-feira, percorreu a cidade para verificar, em diversos locais de vacinação, se o que tinha sido anunciado pela PMVV estava realmente sendo cumprido, mas de acordo com Chiabai, ele e sua equipe só encontraram reclamações, filas enormes, sofrimento e indignação, pois eram poucos os servidores trabalhando e a desinformação era geral.

“Em Vila Velha, a PMVV elaborou um plano para vacinar toda a população da cidade durante o mês de março. Mas a programação envolve apenas oito unidades de saúde atendendo às segundas, quartas e sextas-feiras, e oito unidades atendendo às terças e quintas-feiras. Com mais alguns locais extras de vacinação, como igrejas e escolas, a Secretaria Municipal de Saúde quer atingir quase meio milhão de pessoas. Mas, convenhamos: não precisa ser matemático para fazer as contas e verificar que, pelo ritmo de trabalho da PMVV, não será possível cumprir essa meta do Ministério da Saúde", avaliou o vereador Ricardo Chiabai.

O parlamentar lembrou, também, que as condições de atendimento na Unidade de Saúde da Glória, por onde ele passou durante a tarde, confirmam o que foi dito pelos vereadores PM Chico Siqueira e Tia Nilma. Para Chiabai, o sofrimento da população de Vila Velha nas filas é grande e contrasta frontalmente com o atendimento prestado pela Prefeitura de Vitória, onde a população foi imunizada durante o plantão nos dias de carnaval.

"Me espanta constatar que em toda região metropolitana há um verdadeiro esforço sendo feito para imunizar a população. Vila Velha só acordou para essa situação agora. Enquanto Vitória já disponibilizou 28 unidades de saúde, além do Clube Álvares Cabral, várias igrejas e escolas, para o mutirão de vacinação, Vila Velha ainda não conseguiu se organizar para isso e nem adotar as medidas necessárias para conseguir atingir toda a cobertura vacinal em apenas um mês", afirmou Ricardo Chiabai.

Leia também