Século Diário - Política - 15 de dezembro de 2016

Disputas por presidência dividem as Câmaras na Grande Vitória

Com as diplomações dos eleitos em outubro, as Câmaras de Vereadores intensificam as articulações para a eleição das Mesas Diretoras e os plenários municipais estão divididos sobre os nomes que estão sendo apresentados. Em três dos quatro maiores colégios eleitorais da Grande Vitória, os prefeitos tentam eleger seus aliados para tentar garantir tranquilidade na relação.

Na Serra, os vereadores voltaram a se reunir em Domingos Martins, na região serrana, para discutir o processo eleitoral. Mas o cenário é polarizado. Os nomes mais fortes, porém, estão na oposição, o vereador Basílio da Saúde (Pros) e a atual presidente Neidia Pimentel (PSD) saem na frente. O prefeito ainda tenta emplacar seus aliados, Luiz Carlos Moreira (PMDB) e Alexandre Xambinho (Rede), mas o grupo da oposição segue com ligeira vantagem.

Em Vila Velha, o prefeito eleito, Max Filho (PSDB), tem uma vida mais fácil na relação com a Câmara. Os nomes colocados para a disputa interna não causam problemas ao Executivo. Ivan Carlini (DEM) tem histórico de boa relação com os últimos prefeitos do município.

Outro que aparece na lista de candidatos é Arnaldinho Borgo (PMDB), que também não tem dificuldade no diálogo com o Executivo. Mas, nos bastidores, o comentário é de que o prefeito eleito estaria trabalhando em favor da eleição de Ricardo Chiabai (PPS).

O prefeito de Vitória, Luciano Rezende (PPS), também não parece ter com o que se preocupar em relação à disputa pela presidência da Câmara da Capital. Ele tenta viabilizar dois companheiros de partido, o vereador reeleito Vinícius Simões e o novato Leonil. Além deles, o vereador Davi Esmael (PSB) também disputa a eleição. Como o prefeito tem uma aliança forte com o PSB, se o socialista vencer a disputa, o prefeito também não deve ter dificuldades na relação.

As eleições das Mesas das Câmaras acontecem em janeiro, mesmo mês da posse dos novos prefeitos e vereadores. Por isso, as lideranças correm contra o tempo para fazer os últimos acertos e formar as chapas.

 

Fonte: Renata Oliveira - Século Diário em 15/12/2016 às 15h26

Tags: imprensa, midia

Leia também