O Gigante deve abrir o outro Olho

Me chamou a atenção as palavras de Fernando Pessoa citadas na coluna de Gabriel Tebaldi desse jornal, no dia 02/08/2014: ”Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma de nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que levam sempre aos mesmos lugares. É tempo de travessia e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado sempre à margem de nós mesmos”.

Fazendo uma análise da “atenção” dada pelo governo federal ao nosso Espírito Santo, nos últimos anos, penso que essas palavras podem descrever a “mudança” que a sociedade capixaba, principalmente os jovens, deseja na “forma de fazer política” dos nossos representantes do legislativo e executivo. Precisamos acreditar em algo “novo”, pois nosso Estado não pode continuar esquecido e sem os investimentos que nunca chegam.

E para o país “mudar de verdade” temos que deixar a “velha política” para trás. As práticas assistencialistas, os discursos demagógicos que dividem a sociedade, as mordomias, a corrupção e os falsos “bons meninos” têm que ser identificados e eliminados da vida pública através das urnas. As “pessoas verdadeiramente do bem” e, principalmente a juventude, devem que participar de forma mais efetiva desse momento político.

Até pouco tempo ouvíamos muito a expressão “o gigante acordou”. Em um artigo que escrevi, em junho do ano passado, a disposição no meu blog, afirmei que apenas abriu um olho. Essa é a hora de abrir o outro. A história mostra que para “mudar de verdade” talvez seja necessário ocuparmos as ruas novamente e promovermos um grande debate nas redes sociais e desencadearmos uma “verdadeira revolução”, pacífica, mas eficiente e eficaz, no dia 05 de outubro.

A participação popular é indispensável para conquistarmos a verdadeira democracia que desejamos para esse país. TODOS brasileiros necessitam ter acesso à boa educação, saúde e segurança e almejam um desenvolvimento sustentável que possa trazer mais qualidade de vida para o seu povo.

Parafraseando Dalai Lama, se quisermos mudar o mundo para melhor, devemos começar essa “mudança” em nós mesmos. Vamos juntos por uma sociedade mais justa e humana. Reaja Brasil!!

 


Ricardo Chiabai

Arquiteto e Vereador de Vila Velha pelo PSS
 

Tags:

Leia também