Um sofrimento de mais de duas décadas

Há mais de duas décadas que Vila Velha vira notícia na mídia devido às chuvas de final de ano. Tem um fato na cidade que é recorrente: o sofrimento da sua população devido aos alagamentos provocados pelas chuvas todo ano, principalmente nos meses de novembro e dezembro.

Apesar de o problema ser recorrente, entra prefeito e sai prefeito, nunca foi apresentada uma solução definitiva para o caos que se instala na cidade. É claro que não existe solução mágica, do dia para a noite, mas sempre faltou um plano de ação a curto, médio e longo prazo com propostas de caráter preventivo, emergencial e pós-emergencial, que fosse resultado de estudos técnicos e da discussão com toda a sociedade, incluindo vários segmentos, entre eles, os movimentos comunitários, empresários, igrejas, vereadores, ambientalistas, corpo de bombeiros, polícias civil e militar, ficando a responsabilidade do planejamento e gestão com a Prefeitura.

Combater e acabar com os efeitos desastrosos das chuvas no município tem que passar a ser prioridade do Governo Municipal. A Prefeitura deve desenvolver projetos para captar recursos financeiros dos Governos Estadual e Federal e a aplicação dos mesmos deve ser debatida com toda a sociedade de forma eficiente, eficaz e transparente.

Países mais desenvolvidos, como Japão e Estados Unidos, desenvolveram uma logística e plano de ação, com a participação da sociedade civil, para o enfrentamento dos desastres da natureza como furacões, tsunamis e terremotos. Vila Velha e os demais municípios do Estado necessitam urgentemente desenvolver essa mesma capacidade para enfrentar as chuvas que todo ano tem provocado sofrimento e prejuízos à população.

Certamente esse é um problema que não será resolvido em uma única Gestão. Será necessário planejamento, transparência e participação popular. Audiências públicas devem ser organizadas e o resultado encaminhado à Câmara de Vereadores, para ter força de lei e evitar a descontinuidade muito comum na transição de uma Administração para outra.

 


Ricardo Chiabai
Arquiteto e Urbanista. Vereador em Vila Velha pelo PPS.
 

Tags:

Leia também