COMBATE A VIOLÊNCIA, UM DEVER DE TODOS

Estamos vivendo um momento de total insegurança, que se arrasta por anos e que atinge todos os setores da sociedade, principalmente mulheres, idosos e crianças. Os jornais nos bombardeiam todos os dias com notícias de crimes das mais diferentes naturezas, consequência de leis ultrapassadas, impunidade, deficiências humanas e materiais das polícias e do sistema judicial.

De acordo com a nossa Constituição Federal, segurança pública é dever do Estado, mas deve ser compromisso de toda a sociedade. Somente a união de forças do município, governo estadual, federal e toda a sociedade civil pode trazer resultados satisfatórios no combate a violência.

O Espírito Santo está entre os Estados mais violentos do país. Vila Velha, vergonhosamente, ocupa o sétimo lugar no ranking das cidades mais violentas do Brasil. O caminho para solucionar essa problemática envolve os mais diversos setores da sociedade, não só a segurança pública e um judiciário eficiente, mas também demanda com urgência, profundidade e extensão a melhoria do sistema educacional, saúde, habitação, oportunidades de emprego, dentre outros fatores. Requer principalmente uma grande mudança nas políticas públicas e uma participação maior da sociedade nas discussões e soluções desse problema de abrangência nacional.

O legislativo municipal também precisa fazer a sua parte nessa luta. No mês passado, a Câmara Municipal de Vila Velha aprovou projeto de resolução nº 694/2013, de nossa autoria, criando a Comissão Permanente de Segurança Pública. O objetivo é legitimar ainda mais o legislativo da nossa cidade a contribuir com o combate à violência em Vila Velha.

A Comissão vai promover debates com autoridades e a sociedade por meio de audiências públicas em parceria com a Secretaria de Prevenção e Combate a Violência de Vila Velha e a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo, incentivando e motivando os colegas vereadores à proposição de projetos de lei e indicações ao executivo municipal, buscando medidas e normas que possam trazer mais segurança para a nossa cidade.
O grande desafio é conduzir a sociedade canela verde a uma vivência segura, com tranquilidade nos espaços públicos e mais qualidade de vida.

RICARDO CHIABAI é arquiteto, urbanista e vereador em Vila Velha.
 

Tags:

Leia também