Logomarca

Foto

Perfil


Ricardo Chiabai é casado com a professora Flávia Chiabai e pai de dois filhos, Thiago e Pedro Henrique. Chiabai defende a proteção e a valorização da família como fatores fundamentais na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Acredita que somente com a participação consciente e responsável do cidadão que as mudanças necessárias serão conquistadas.

É Arquiteto e Urbanista, formado pela UFES e funcionário público de carreira, com 34 anos de experiência na vida pública. Já atuou como Secretário de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Vila Velha, onde também exerceu a função de Presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e do Conselho Municipal de Habitação de Interesse Social. Participou da elaboração do programa “Vila Velha, Minha Casa”, versão municipal do programa “Minha Casa, Minha Vida”.

Atualmente está cursando MBA em Administração Pública e Gerência de Cidades.

 

Calçada Legal e Coleta Seletiva

Em Vila Velha, esteve a frente da elaboração do Programa de Regularização das Edificações e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, quando realizou diversas atividades e desenvolveu importantes projetos, como a  elaboração e implantação do projeto “Calçada Legal”.

Implementou a Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos na cidade, através de um projeto piloto no bairro Praia da Costa, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, MOVIVE, ASCAVIVE e Associação de Moradores da Praia da Costa. Promoveu “Ações Integradas de Limpeza Pública e Postura”, buscando otimizar a prestação de serviços de limpeza em sintonia com as ações da fiscalização de posturas.

 

Praia Legal

Na Secretaria de Governo de Vila Velha, participou da elaboração e implantação do projeto pioneiro no Estado, ‘‘Praia Legal’’, que facilita o acesso de pessoas com mobilidade reduzida, principalmente cadeirantes, às areias da praia e ao banho assistido de mar.

Como vereador de Vila Velha, no segundo mandato, atua nas questões que envolvem a educação e cultura, esporte, túrismo, saúde, segurança púlica, defesa da causa animal, mobilidade urbana e  inclusão social, defendendo melhores condições de circulação e acessibilidade, principalmente dos deficientes físicos e idosos. Foi Vice-presidente da APAE, sócio fundador da Associação Capixaba de Paralisia Cerebral e participou do movimento comunitário da Associação de Moradores da Praia da Costa.

 

Eleições e Mandato

Filiado ao Partido Popular Socialista – PPS desde 1997, é presidente do PPS Vila Velha e membro da Direção Estadual, atuando como coordenador da Região Metropolitana. Foi candidato a vereador nas eleições de 2008, onde obteve 1.346 votos, não sendo eleito naquele pleito. Nas eleições de 2012, Chiabai obteve uma expressiva votação de 2.192 votos, sendo eleito vereador de Vila Velha para a Legislatura 2013-2016. Em 2016, Chiabai foi reeleito vereador em Vila Velha com 4.268 votos, sendo o terceiro mais votado da cidade e o oitavo mais votado no Espírito Santo. 

Na Câmara Municipal de Vila Velha, Chiabai preside a Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, Cultura, Esporte, Lazer e Turismo e a Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade da Câmara, também é membro da Comissão de Segurança Pública e da Comissão de Assistência Social, Direitos Humanos e Defesa da Cidadania. Em 2017 tornou-se membro do Instituto Histórico Geográfico de Vila Velha.
 

COMPARTILHE