Binário de Itapuã começa a funcionar

Binário de Itapuã começa a funcionar

Para dar mais segurança ao trânsito da região de Itapuã, a Prefeitura está implantado, a partir desta terça-feira (4), um binário no bairro. A Avenida Jair de Andrade passa a ser mão única no sentido Avenida Francelina Setúbal em direção à orla (Avenida Gil Veloso). Já a Rua Belém terá sentido orla para a Avenida Professora Francelina Setúbal.

A Avenida Jair de Andrade terá duas faixas de circulação. O lado esquerdo da pista será destinado para estacionamento de veículos, enquanto o lado direito terá ciclofaixas, o que dará mais segurança para o cidadão que busca outras opções de mobilidade urbana. A Rua Belém terá estacionamento dos dois lados da pista.

Dez Guardas Municipais em quatro viaturas estão orientando os motoristas em relação às mudanças na região. Ao longo de 30 dias, após a implantação do binário, a Guarda Municipal fará o trabalho de orientação à comunidade.

Participação - As mudanças foram discutidas e aprovadas pelos moradores do bairro em assembleia realizada no dia 22 de outubro de 2013 com a participação do vereador Ricardo Chiabai (PPS). De acordo com o vereador, o sistema tem como objetivo dar maior fluidez ao trânsito e garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres. “A frota de carros e motos vem crescendo muito nos últimos anos e isso tem acarretado alguns transtornos aos moradores. Com o sistema binário, além de desafogar o trânsito garantimos mais segurança aos pedestres e condutores que transitam na região”, explica.

“Diversas cidades no Brasil e no mundo já utilizam o sistema. Entendemos também que os moradores vão estranhar as mudanças no início, mas assim que eles se adaptarem, vão sentir a melhoria considerável no fluxo de veículos", conclui.

De acordo com o secretário de Transporte e Trânsito, Romário de Castro, as alterações na infraestrutura do bairro irão mudar para melhor a realidade dos moradores da região. “Além das melhorias no trânsito, a Prefeitura também revitalizou a Rua Belém e a Avenida Jair de Andrade, com nova pavimentação e nova rede de drenagem, instalando manilhas maiores para aumentar a vazão das águas”.
 

Leia também