Caminhar mais seguro

Ao contrário do que muitos podem imaginar, a maioria dos deslocamentos na Capital são feitos a pé. Planejar a cidade para pessoas coloca o pedestre como o maior protagonista desse espaço. Para uma mobilidade urbana sustentável, é preciso ter ações corteses, que garantam a segurança no passeio, conhecido como calçada.

Calçadas com faixa de percurso seguro, sem obstáculos, com piso que não escorregue e não provoque trepidações são fundamentais para garantir a mobilidade de todos, sobretudo de pessoas que apresentam alguma dificuldade de locomoção, como idosos, grávidas e cadeirantes.

Para ter a cidade que queremos, precisamos unir forças para que os proprietários dos imóveis reformem suas calçadas, se irregulares, em uma atitude de cidadania e respeito ao próximo. A Secretaria de Desenvolvimento da Cidade criou, para esse fim, um serviço exclusivo de orientação técnica gratuita aos proprietários dos imóveis.

O município também esta fazendo a sua parte na contratação de obras de recuperação das calçadas de seus imóveis e na aprovação de projetos de novas edificações ou de reformas, a contemplar a acessibilidade. Se todos ajudarem, em breve Vitória se consolidará como uma capital acessível ao pedestre e a pessoas com mobilidade reduzida.

Em outra frente, o urbanismo e intervenções de trânsito seguro estão sendo usados a favor de quem caminha. Ilhas de pedestres, rotatória e faixas elevadas protegem a travessia nos cruzamentos. Iluminação com luz branca nas principais vias, que conferem mais segurança a noite e espaços arborizados promovem um bem estar para quem anda pela cidade.

Uma cidade que pensa no futuro precisa dar um tratamento especial à rua, que é o tradicional lugar de encontro e de relacionamento social. Nesse sentido, planejamos novas Ruas Vivas, como a do Triângulo na Praia do Canto, para pedestres aproveitarem o comércio durante o dia e a vida noturna.

Assim, a Capital já vive, nos últimos anos, uma releitura de suas vias para garantir o passeio seguro dos pedestres e de ciclistas. Essas modalidades de locomoção fazem bem a saúde e, inclusive, permitem uma maior apreciação dos bens culturais, praias, paisagens e monumentos.

Com uma calçada adequada, é possível contemplar mais nossas belezas, sem se preocupar com obstáculos. Certamente será uma forma de fazer as pessoas viverem uma cidade ainda mais acolhedora, como é Vitória.

 
Lenise Loureiro, Secretária Municipal de Desenvolvimento da Cidade de Vitória (Artigo publicado no caderno Opiniões do jornal A Gazeta de 29/05/2015)
Tags:

Leia também