O "GIGANTE" ABRIU UM OLHO

Uma grande parte da sociedade brasileira está se mobilizando, principalmente pelas redes sociais, para um movimento popular que poderá demonstrar nas ruas de várias cidades do país a insatisfação com os serviços públicos e a política brasileira. A educação esquecida, a saúde abandonada, a insegurança que nos assusta, a mobilidade urbana que não funciona, o poder público lento ou omisso nas ações, e o governo federal envolvido em corrupção, como nunca visto antes na história desse país, levam o povo brasileiro, principalmente a juventude, a perder a esperança e a perspectiva de oportunidades.

São muitos os motivos dessa convocação, mas fica nítida a insatisfação com o atual modelo político administrativo em todas as esferas de poder. Mas, não é generalizando, acusando todos os políticos de corruptos e incompetentes, que conseguiremos mudar essa realidade. Dessa maneira vamos afastar, definitivamente, da vida pública todas as pessoas de bem. Não existe instrumento mais eficiente e eficaz contra o mau político do que o voto consciente e responsável. É com o verdadeiro exercício da cidadania que encontraremos o caminho para a manutenção da democracia republicana. As regras eleitorais precisam ser debatidas e alteradas com a participação de toda a sociedade. Necessitamos de uma REFORMA POLÍTICA JÁ!

"O Gigante Acordou"? Acredito que o gigante Brasil apenas abriu um olho no movimento que levou milhares de pessoas às ruas em 2013. Mas agora, precisa abrir o outro, acordar do estado de coma em que se encontra e se levantar. Esse movimento deverá mudar verdadeiramente a consciência da maioria do povo brasileiro, principalmente dos jovens, quanto à necessidade de mais critérios e responsabilidade na escolha e fiscalização dos seus representantes políticos, nas próximas eleições.

A classe política também deve refletir sobre essa crise de representatividade no país e no mundo. É necessário e prudente mudar a relação com os eleitores, correspondendo aos verdadeiros anseios da sociedade. Não existe mais tolerância para a corrupção e incompetência no setor público que sempre resultam em promessas que não são cumpridas.

As manifestações da sociedade nas ruas do país são legítimas e necessárias. A liberdade de expressão tem que ser garantida. Apoio e participo dos protestos nas ruas, mas toda e qualquer forma de violência precisa ser evitada e combatida, pois coloca em risco a legitimidade do movimento e dá margem a desdobramentos indesejáveis para a nossa democracia. Os protestos são por direito, mas também é importante se lembrar dos nossos deveres como cidadão.

‘’Se queremos mudar o mundo, devemos começar por nós mesmos.’’ (Dalai Lama)


Ricardo Chiabai
- Arquiteto, urbanista e vereador de Vila Velha

Tags:

Leia também