A Equipe Moderna

No mundo moderno, vencer a competitividade depende do bom trabalho de equipe. A liberdade e a autonomia dos seus membros devem ser baseadas na cooperação entre eles. Uma equipe não deve estar organizada de forma que as competências sejam medidas apenas pelo o que cada um desenvolve. O ideal é quando os membros de uma mesma equipe apóiam-se, uns aos outros, socializando informações, dificuldades e desafios, aprendendo a assumir papéis coletivos.

A experiência e o valor de cada um não devem ser medidos pela quantidade de tempo que se executa uma função. E sim pelo volume de aprendizado adquirido. É saudável que os projetos individuais existam. Desde que não se perca o senso comum e que os objetivos individuais não estejam acima do projeto coletivo.

Todos os talentos individuais devem ser identificados e aproveitados, porém, a soma das partes nunca deve ser maior que o todo. “O futebol é um empreendimento coletivo, mas quem faz gol é um só e, quando o jogador se destaca do time, muitas vezes, passa a ser perseguido em campo pelo resto da equipe, que precisa abafar seu destaque passageiro ao mesmo tempo que celebra seu feito”. (autor desconhecido).

Ricardo Chiabai

15/07/2012

Tags:

Leia também