Chiabai cobra regulamentação de Lei que cria Cadastro de Pessoas com Deficiência

Chiabai cobra regulamentação de Lei que cria Cadastro de Pessoas com Deficiência

 Em seu discurso na sessão desta segunda-feira (03/11), na Câmara de Vila Velha, o vereador Ricardo Chiabai (PPS) cobrou do prefeito Rodney Miranda (DEM) a regulamentação da Lei Municipal nº 5.553/14, de sua autoria, que prevê a criação do “Cadastro de Identificação de Pessoas com Deficiência de Qualquer Natureza e Mobilidade Reduzida”.

De acordo com o vereador, a lei foi publicada pelo Legislativo no dia 26 de julho deste ano, mas até hoje ainda aguarda regulamentação do Executivo. “A PMVV tem até 120 dias para regulamentar a lei, mas esse prazo acaba agora, no próximo dia 26 de novembro. Por isso, quero cobrar providências ao prefeito. Afinal, a lei precisa ser regulamentada para ser aplicada”, disse ele.

Chiabai pediu agilidade nesta regulamentação porque, segundo ele, a lei vai proporcionar a criação de um banco de dados que permitirá, à Administração, conhecer o perfil dos cidadãos com deficiência, saber onde moram, como vivem e quais são seus graus de deficiência e suas necessidades. “Esse novo sistema de informações também ajudará a PMVV a formular políticas públicas, ações e projetos em benefício de quase 90 mil pessoas com deficiência que vivem na cidade”, pontuou.

O parlamentar informou, ainda, que no Brasil existem diversas pesquisas qualitativas e quantitativas sobre pessoas com deficiência. Porém, em Vila Velha, os números e as estatísticas sobre esse grupo de cidadãos com necessidades especiais ainda estão indisponíveis.

“A importância da criação deste Cadastro Municipal é que, através dos registros, o Poder Público poderá conhecer a realidade dos cidadãos com deficiência e detectar suas demandas. A partir deste cadastro, que será feito de forma voluntária pelas próprias pessoas com deficiência, a PMVV poderá propor e discutir ações, programas, projetos e investimentos voltados especificamente para o atendimento a esse público”, salientou.

 

 CLIQUE AQUI E CONHEÇA A LEI NA ÍNTEGRA:

Leia também