Chiabai defende que moradores reocupem praça Agenor Moreira em Itapoã

Chiabai defende que moradores reocupem praça Agenor Moreira em Itapoã

O vereador Ricardo Chiabai (PPS) cobrou, em reunião na Associação de Moradores de Itapoã e também em Plenário, na Câmara de Vila Velha, providências da PMVV quanto ao problema da população em situação de rua que ocuparam, nos últimos meses em maior intensidade, a Praça Agenor Moreira, em Itapoã.

A praça que recebe, principalmente aos finais de semana, as famílias do bairro, tem sido alvo de reclamações por parte de comerciantes e frequentadores que lá se reúnem. Situações constrangedoras como sexo em público, instalações sendo usadas como banheiro, extorsões e até violência física por parte da população em situação de rua foram citadas na reunião realizada, no dia 8 de março, na sede da Associação de Moradores.

Para Chiabai, o tema da população em situação de rua é de extrema complexidade. "Apenas com o trabalho integrado entre as diversas secretarias municipais, coordenado pelo prefeito da cidade, que este grave problema social poderá ser combatido" afirmou o vereador para os presente e continuou: "Estranho a ausência das demais secretarias da PMVV. Apenas a pasta de Assistência Social dificilmente trará resultados efetivos. Será o mesmo que 'enxugar gelo'."

O vereador citou a experiência desenvolvida na cidade de Vitória, onde, com um trabalho de gestão integrada, o número de moradores de rua, no período de um ano, baixou de cerca de 700 para pouco mais de 100.

Na reunião com a comunidade, foi sugerido, por Chiabai, que a comunidade faça um ato simbólico e pacífico de reocupação da praça, com a presença do poder público municipal. "Não podemos abandonar a praça", lembrou. Nos próximos dias a Associação de Moradores de Itapoã deve fazer contatos com os representantes do poder Executivo e Legislativo para marcar a agenda.

Demanda levada ao Plenário da CMMV

No Plenário da Câmara de Vila Velha, na Sessão Ordinária do dia 9, Chiabai tratou do assunto em sua fala: “Desde 2014 estudo o problema das pessoas em situação de rua em Vila Velha. Na época busquei uma experiência bem sucedida em Vitória e fiquei impressionado pois lá foi feito um trabalho integrado entre sete secretarias, com o próprio prefeito capitaneando. Foi uma ação de governo e não apenas trabalho de uma única secretaria", lembrou Chiabai.

O vereador relembrou a demanda da comunidade e concluiu: "a população em situação de rua tomou conta da praça Agenor Moreira, esquina da rua Fortaleza com a rua Belém, e os moradores estão impedidos de frequentá-la." Baseando-se nos relatos colhidos na reunião na Associação vários tipos de problemas foram relatados pelo vereador no Plenário. Em sua fala Chiabai deixou a reflexão no ar: "achar que uma única secretaria (Assistência Social) dará conta de um problema grave como esse é ser muito otimista. Precisamos do envolvimento das pastas de Serviços Urbanos, Saúde, Prevenção e Combate à Violência, entre outras, com o prefeito à frente da situação, só assim o problema poderá ser encarado de frente", finalizou.

Clique aqui e veja as fotos do estado da praça Agenor Moreira.

Clique aqui e veja o discurso do vereador na Câmara Municipal.

Leia também