06

Há mais de duas décadas que Vila Velha vira notícia na mídia devido às chuvas de final de ano. Tem um fato na cidade que é recorrente: o sofrimento da sua população devido aos alagamentos provocados pelas chuvas todo ano, principalmente nos meses de novembro e dezembro.

Apesar de o problema ser recorrente, entra prefeito e sai prefeito, nunca foi apresentada uma solução definitiva para o caos que se instala na cidade. É claro que não existe solução mágica, do dia para a noite, mas sempre faltou um plano de ação a curto, médio e longo prazo com propostas de caráter preventivo, emergencial e pós-emergencial, que fosse resultado de estudos técnicos e da discussão com toda a sociedade, incluindo vários segmentos, entre eles, os movimentos comunitários, empresários, igrejas, vereadores, ambientalistas, corpo de bombeiros, polícias civil e militar, ficando a responsabilidade do planejamento e gestão com a Prefeitura.

Combater e acabar com os efeitos desastrosos das chuvas no município tem que passar a ser prioridade do Governo Municipal. A Prefeitura deve desenvolver projetos para captar recursos financeiros dos Governos Estadual e Federal e a aplicação dos mesmos deve ser debatida com toda a sociedade de forma eficiente, eficaz e transparente.

Países mais desenvolvidos, como Japão e Estados Unidos, desenvolveram uma logística e plano de ação, com a participação da sociedade civil, para o enfrentamento dos desastres da natureza como furacões, tsunamis e terremotos. Vila Velha e os demais municípios do Estado necessitam urgentemente desenvolver essa mesma capacidade para enfrentar as chuvas que todo ano tem provocado sofrimento e prejuízos à população.

Certamente esse é um problema que não será resolvido em uma única Gestão. Será necessário planejamento, transparência e participação popular. Audiências públicas devem ser organizadas e o resultado encaminhado à Câmara de Vereadores, para ter força de lei e evitar a descontinuidade muito comum na transição de uma Administração para outra.

 


Ricardo Chiabai
Arquiteto e Urbanista. Vereador em Vila Velha pelo PPS.
 

(Leia mais)

 

Páginas: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14